• Facebook Clean
  • Twitter Clean
  • Instagram Clean

October 19, 2018

Please reload

Posts Recentes

Ursinho Vellut em Amigurumi

August 13, 2019

1/4
Please reload

Posts Em Destaque

Clube do Livro - Leitura de Outubro 2017

September 29, 2017

Alguns amigos e eu estamos criando um clube do livro. 

Iremos ler 01 livro por mês e ao final da leitura, nos encontrarmos para falar sobre esse livro.

Eu adorei a idéia porque depois que meu bebê nasceu eu tive muita dificuldade em finalizar as leituras e com o clube, eu me forçarei a ler pelo menos o livro que escolhermos.

 

Achei bacana compartilhar aqui no blog nossas leituras e é claro, gostaria de convidá-los a participar do nosso clube. 

Se tiver interesse, deixe uma mensagem no post que eu passarei mais informações. 

Os encontros serão na Grande São Paulo, mas isso não quer dizer que não possa nos acompanhar nas leituras, ok?!

 

Para começar, escolhemos (por votação) o livro Ópera dos mortos do Autran Dourado.

Vou deixar aqui a descrição da editora e assim que finalizar a leitura eu volto para fazer uma resenha e também postar fotos e contar como foi o nosso primeiro encontro.

 

Descrição

'Ópera dos Mortos' é um dos romances que melhor espelha a temática e o rigor formal de Autran Dourado. Lançado originalmente em 1967 e incluído pela Unesco numa coleção das obras mais representativas da literatura mundial, sua narrativa é um mergulho no passado da família Honório Cota a partir de um velho sobrado que, em sua arquitetura barroca, já corroída pelo tempo, vai revelando o destino de seus moradores, marcados pela tragédia, numa cidadezinha no interior de Minas Gerais.
Com o correr dos anos, o casarão vai se impregnando cada vez mais dos fantasmas dos antepassados, que transformam tudo, de objetos a ambientes, em signos da morte. É neste ambiente opressivo e desolado que Rosalina, filha única de Capistrano, vai viver depois da morte dos pais. Solteira, isolada do mundo e tendo como única companhia a empregada Quiquina, que é muda, ela passa seus dias fazendo flores de pano e vagando entre relógios parados e paredes carcomidas.
A rotina do sobrado vai ser alterada com a chegada de José Feliciano. Biscateiro, em busca de trabalho de cidade em cidade, Juca Passarinho, como é chamado por todos, vai aos poucos entrando no universo enigmático da casa e, principalmente, na vida da austera Rosalina.
Cruzando as vozes dos diversos personagens em comentários e contrapontos, Autran Dourado mostra que o título de seu romance não foi escolhido ao acaso. Como no gênero musical a que faz referência, é a certeza de um fim trágico e as emoções arquetípicas que percorrem esta 'Ópera dos Mortos', uma meditação sobre os fantasmas do passado e, sobretudo, um exercício de virtuosismo narrativo.

 

 

 

Boa leitura! :)

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Please reload

Arquivo